Serviços

Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.

Sistema de Compostagem de Resíduos Orgânicos

Sistema de Compostagem de Resíduos Orgânicos


COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

O principal objetivo da compostagem de resíduos orgânicos é transformar e reaproveitar a matéria orgânica presente no lixo, minimizando assim, a quantidade de resíduos que normalmente teriam que ser enviados para aterros sanitários. Embora a decomposição da matéria orgânica presente no lixo possa ser feita por processos aeróbios e anaeróbios, a compostagem é o processo de decomposição da matéria orgânica por meio da digestão aeróbia. A matéria orgânica presente no lixo, na presença de ar e água é digerida por microrganismos e se transforma em um composto que pode ser aproveitado para melhorar a qualidade do solo. 

Os resíduos sólidos urbanos apresentam boas condições para a compostagem e a escolha do método mais adequado para a compostagem está diretamente ligada à quantidade de resíduos a ser compostada.

Há três tipos básicos de compostagem em leiras: 

Natural: no qual os resíduos são dispostos sobre o solo em leiras com dimensões predefinidas e se faz um procedimento periódico de seu reviramento e, eventualmente, de umidificação, até que o processo seja terminado.

Aeração forçada: consiste em se fazer uma aeração forçada nas leiras, sem reviramento do material, colocando a massa a ser compostada sobre um sistema de tubulação perfurado no qual se faz a aeração da pilha de resíduos. 

Reator biológico: consiste na colocação da massa de resíduos a ser compostada em um reator biológico, fechado, que permite controlar os parâmetros sem interferência do ambiente externo.

 

RESPONSABILIDADES PELA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) (Lei Federal nº 12.305 de 02/08/2010) em seu Art. 36º, estabelece a responsabilidade do titular do serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos a implantação da compostagem conforme segue: V - implantar sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e articular com os agentes econômicos e sociais formas de utilização do composto produzido.

 

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS

No planejamento efetuam-se as seguintes etapas: 

  • diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados; 
  • definição de objetivos e metas para a compostagem; 
  • definição de programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas traçadas; 
  • definição da estrutura física e gerencial necessária; 
  • programas e ações de capacitação técnica e de educação ambiental voltados para sua implementação e operacionalização da compostagem; 
  • investimentos necessários e sistema de cálculo dos custos da atividade de compostagem dos resíduos orgânicos; 
  • sistema de monitoramento e avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas, por meio de indicadores de desempenho operacional e ambiental, e; 
  • ações para emergências e contingências. 

 

Os profissionais da IN.FLUÊNCIA CONSULTORIA E GESTÃO são capacitados e habilitados para planejar sistemas de compostagem da sua empresa ou da sua cidade, de acordo com todos os requisitos legais estabelecidos pelos órgãos reguladores.

Diferenciais do serviço prestado:

  • profissionais com Mestrado em Gerenciamento de Resíduos e Compostagem;
  • foco em redução de gastos e de riscos para o contratante.

 

Entre em contato para maiores informações pelos nossos canais de comunicação.

Campo CONTATO do site.

E-mail contato@influencia.eco.br.

Fone (51) 99952-6385.

 

Para saber mais sobre os requisitos legais e outros aplicáveis ao processo de compostagem, acesse o campo Legislação>Resíduos Sólidos do site.

Foto: MelGreenFR - Pixabay