A ABNT NBR 16156:2013 - RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS
Os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) podem causar sérios impactos ambientais e na saúde das pessoas se forem descartados indevidamente, pois, entre seus componentes, existem substâncias e materiais que podem ser tóxicos como o chumbo, o cromo, o cádmio, dentre outros.
A ABNT NBR 16156:2013 – Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos – Requisitos para atividade de manufatura reversa, surgiu para estabelecer requisitos para proteção e controle de riscos relacionados à saúde e segurança do trabalho, bem como os riscos ambientais em atividades de manufatura reversa de REEE. A Norma é aplicável às indústrias de equipamentos eletroeletrônicos e empresas de reciclagem, mas não é requisito legal. Também não é uma norma certificável, logo, sua implementação nas empresas não tem os custos da certificação por entidades certificadoras.
A ABNT NBR 16156:2013 está dividida em quatro pilares, que são: a proteção ao meio ambiente, à saúde e segurança dos trabalhadores, a rastreabilidade dos REEE e a segurança dos dados. A Norma foi elaborada por meio de bases normativas nacionais e internacionais, onde a principal base foi a NBR ISO 14001:2004 Sistemas de Gestão Ambiental – Requisitos e orientações para o uso. Inclusive ela segue os requisitos da ISO 14001:2004.
Os profissionais da IN.FLUÊNCIA CONSULTORIA E GESTÃO são capacitados para implementar Sistemas de Gestão de REEE na sua empresa de acordo com a ABNT NBR 16156:2013.
Entre em contato para maiores informações pelos nossos canais de comunicação.
Campo CONTATO do site.
E-mail contato@influencia.eco.br.
Fone (51) 99952-6385.
Foto: Michal Jarmoluk - Pixabay